Como agendar consulta online pelo SUS digital

Se você veio até aqui é porque precisa saber como agendar consulta online pelo SUS digital, não é mesmo? Lembrando que o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) está liberado para todos os brasileiros.

O Cartão Sus, disponibilizado de forma digital é a mais nova novidade do Governo Federal e foi desenvolvido para facilitar a vida de todos os cidadãos brasileiros. Além disso, através do app Sus Digital conseguiremos acessar muitos outros serviços, tais como o agendamento de consultas e o nosso histórico de atendimento.

Neste artigo, você saberá como agendar consulta online pelo Sus Digital de modo rápido e prático. Confira com exclusividade!

Como agendar consulta online pelo SUS digital   

Caso queira saber como agendar consulta online pelo SUS digital, saiba que o serviço de agendamento de consultas online tem facilitado, e muito, a vida dos cidadãos brasileiros, pois evita que enfrentemos enormes filas por atendimento.

Além disso, evitamos perder tempo se deslocando até um centro de saúde ou hospital e acabarmos não conseguindo uma ficha de atendimento, por exemplo.

Para agendar a sua consulta pelo Aplicativo Sus Digital, você não terá nenhuma dificuldade, e para isso, siga as instruções que passaremos abaixo:

  • Baixe o aplicativo Meu Sus em seu celular Android ou IOS;
  • Ao abrir a aplicação em seu celular, você deverá clicar em “Atendimento SUS”;
  • Uma página será aberta e você poderá fazer a conferência de todas as consultas que já foram realizadas em seu nome e terá a possibilidade de agendar um novo atendimento.
  • Para agendar consulta online pelo SUS digital, clique em “Agendar Consulta”.
  • Também será necessário que você faça o preenchimento de todas as informações sobre a consulta que precisa fazer.
  • Numa das telas, você poderá conferir o índice de fila de espera para o agendamento que deseja.
  • Tendo disponibilidade é só confirmar e comparecer na data e local do agendamento.

agendar consulta online pelo Sus Digital

Quem pode ter o SUS Digital?

A grande maioria dos brasileiros ainda não conhecem o Sus Digital e tampouco como se dá o seu funcionamento. No caso de querer saber se o sistema aceitaria o seu perfil para os agendamentos, fique sabendo que o programa é acessível para qualquer pessoa, independente da sua situação econômica, tendo direito a atendimento de saúde gratuito.

Mas, obviamente que, para ter acesso ao programa, você precisa dar o encaminhamento ao seu cartão SUS. Isso você conseguirá, indo até a unidade de saúde mais próxima de você e solicitando seu cadastramento via SUS.

agendar consulta online pelo Sus Digital

Você também poderá solicitar o documento, por meio da secretaria de saúde do seu município e apenas depois disso, será possível entrar com pedido ao seu cartão SUS Digital.

Se por ventura você já tenha feito seu cartão SUS em outro momento, mas tenha perdido ou extraviado o documento, procure do mesmo modo a unidade de saúde mais próxima e peça uma atualização dos dados e nova emissão física do cartão.

Ao cidadão será entregue um cartão SUS provisório, até que chegue ao endereço cadastrado a versão definitiva. Todo o processo até a chegada do cartão em sua residência poderá ser acompanhado através do seguinte link: www.portaldocidadao.saude.gov.br

Documentos Exigidos para Fazer Cartão Sus Digital

Agora que você já sabe que qualquer cidadão brasileiro poderá fazer o cartão SUS e acessar o programa digital para agendar consulta online pelo SUS digital, também precisa saber qual é a documentação necessária para emitir o cartão.

agendar consulta online pelo Sus Digital

Quem desejar adquirir o cartão SUS deverá comparecer em um centro de atendimento do SUS munido dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação (podendo ser o seu RG, Carteira de Trabalho ou CNH, desde que haja foto para identificação);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento/casamento;
  • Comprovante de residência.

Problema com seu SUS Digital?

Caso você enfrente qualquer dificuldade no momento de acessar o seu app e fazer o agendamento online no Sus Digital, não se preocupe, pois tudo tem solução. Basta que você se dirija até uma unidade de saúde do seu município e que informe aos responsáveis o que está ocorrendo.

Na grande maioria dos casos, isso acaba ocorrendo em função de problemas com dados pessoais e que com uma simples atualização cadastral, já liberará seu acesso ao sistema de agendamento de consultas.

Agora que você já sabe como agendar consulta online pelo SUS digital, aproveite esse importante serviço de saúde, e faça suas consultas de modo 100% gratuito e com esta possiblidade de agendamento direito da internet.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *