Provas Enem – Confira datas e novidades!
As provas Enem 2023 ocorrerão este ano nos dias 13 e 20 de novembro. Existem milhares de inscritos que irão prestar o exame, com foco no ingresso nas instituições de nível superior do país.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de avaliação anual do ensino médio elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), cuja nota é utilizada para ingresso nas universidades públicas e privadas do país.
Se você está inscrito para prestar o exame deste ano, então gostará do nosso conteúdo, uma vez que separamos todas as informações que você precisa ter em mãos. Vamos lá!
Introdução sobre as provas Enem 2023
A edição do Enem 2023 ocorrerá este ano em 2 datas diferentes. A primeira delas, no dia 13 de novembro, e a segunda parte da avaliação no dia 20 de novembro. Lembrando que até bem pouco tempo atrás, as provas do Enem eram realizadas em um mesmo final de semana. Agora o governo dá uma semana de tempo entre uma prova e outra.
Lembrando que as inscrições já passaram e agora, basta preparar-se para o exame e aguardar a divulgação dos locais de onde as provas serão realizadas. A data prevista para divulgação dos locais deste ano é no mês de outubro.
O lançamento do edital do Enem 2023 ocorreu no final de abril, via Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As datas das inscrições foram entre 10 e 21 de maio.
Além disso, todos os candidatos, para confirmar a inscrição, precisavam pagar uma taxa no valor de R$ 85,00, a qual foi possível pagar até dia 27 de maio de 2023.
Datas Importantes Enem 2023
- Edital de abertura do Enem 2023: 29 de abril
- Solicitações de isenção das taxas das provas: 4 a 15 de abril
- Período de inscrições Enem 2023: 10 a 21 de maio
- Realização do pagamento da taxa: até 27 de maio
- Recebimento do cartão com local da prova: previsto para outubro
- Dias das Provas Enem 2023: 13 e 20 de novembro
- Resultado do exame: janeiro de 2023 (provável)
Processo de solicitação de isenção da taxa do Enem
Aqueles candidatos que não tiveram condição econômica de arcar com os custos da prova do Enem tiveram entre 4 e 15 de abril, um período para solicitação de isenção desta taxa.
Dentro deste mesmo período, todos aqueles estudantes que se inscreveram em 2021 e solicitaram a isenção da taxa, mas não compareceram à prova, podem usar essa ocasião para justificar a ausência.
Os resultados dos pedidos de isenção desta taxa já foram divulgados no site do Inep e a isenção foi concedida para as seguintes situações:
- Estudantes que estão no último ano do ensino médio e matriculados em instituições públicas de ensino.
- Candidatos que estejam adequados à Lei Federal nº 12.799/2013, voltada para estudantes de escolas públicas ou para aqueles que são bolsistas integrais de instituições particulares e que possuam renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo por integrante familiar.
- Candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Neste caso, é exigido que a renda familiar seja de meio salário mínimo federal por pessoa, ou uma renda familiar de até 3 salários mínimos federais.
Período de Inscrições
Para inscrever-se neste exame, poderiam participar todas as pessoas que tenham interesse e, principalmente, aqueles que estão concluindo o ensino médio. O único documento imprescindível é o número do CPF.
Este ano, as inscrições para as provas Enem 2023 foram recebidas dentro do portal do participante do Inep, entre 10 e 21 de maio. Para garantir a inscrição nesta prova, os candidatos deveriam pagar a taxa de 85 BRL, que tem se mantido o mesmo valor nos últimos anos.
Novidades sobre as provas Enem 2023
Um detalhe interessante sobre as provas Enem 2023 é que a esta edição aceitará os documentos digitais para o processo de identificação dos participantes nos dias das provas.
Entre os documentos que serão aceitos, temos:
- e-Título,
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital
- e RG Digital.
No entanto, estes documentos só serão aceitos se eles estiverem dentro dos seus aplicativos originais, ou seja, não serão admitidas print da tela ou o capturas de imagem.
Outro ponto interessante é no que diz respeito ao pagamento da taxa cobrada para as provas do Enem este ano, você poderá fazer o pagamento desta prova, utilizando um código Pix ou com o seu cartão de crédito.
Claro que também existem outros meios, como o pagamento via boletos bancários, nas casas lotéricas, internet banking, banco postal, agência dos Correios, entre outros.
Provas Enem 2023
Mais uma vez, ressaltamos que você fique bastante atento com essas provas. Elas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, ou seja, em 2 domingos diferentes e terão o mesmo formato das avaliações dos anos anteriores.
No dia da avaliação, as provas serão entregues de modo impresso, contendo 180 questões objetivas, mais uma redação. No caso da elaboração da redação, ela deverá ser manuscrita nas 2 versões.
1º dia de prova Enem – 13/11: Elaboração da Redação. Realização de 45 questões na área de Linguagens e Códigos e 45 questões na área de Ciências Humanas.
2º dia de prova Enem – 20/11: Realização de 45 questões na área de Ciências da Natureza e 45 questões na área de Matemática.
Um ponto interessante, e que você deve tomar atenção é que os locais de provas costumam fechar os portões exatamente às 13 horas e o exame começa a ser feito às 13:30. Portanto, busque chegar com antecedência para não perder a sua avaliação.