Programa Vale Gás – Confira como funciona!

Com os constantes aumentos nos preços do combustível e o declínio da renda do brasileiro, a simples compra de um botijão de gás de cozinha se converteu em algo que acaba pesando muito no orçamento familiar, principalmente das pessoas de baixa renda. Pensando nisso, o governo federal criou o Programa Vale Gás.

Essa iniciativa visa minimizar o impacto negativo que a inflação brasileira tem culminado nos lares de milhares de famílias brasileiras, e é um problema eu vem sendo aderido por cada vez mais estados brasileiros.

Essa ação tomou mais força, a partir da pandemia do Covid-19, convertendo-se em uma medida essencial para garantir o preparo dos alimentos na mesa do brasileiro. Caso queira saber mais sobre o programa, confira este conteúdo até o final.

O que é o Programa Vale Gás?

Como já foi mencionado anteriormente, o Programa Vale Gás é uma iniciativa do Governo Federal que visa amenizar a crise econômica existente em nosso país, oferecendo subsídios para a compra de um botijão de gás às famílias mais necessitadas.

Programa Vale Gás

Esse programa foi criado em 2021 e converteu-se em um projeto de lei de n° 1374, desenvolvido pelo Deputado Federal Carlos Zarattini (PT de São Paulo) e demais membros pertencentes ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Quem tem direito ao Programa Vale Gás?

Para poder ser um beneficiário do programa é necessário que o candidato interessado se enquadre dentro do perfil que iremos litar abaixo:

  • O solicitante precisa estar em situação de vulnerabilidade econômica;
  • É preciso ter cadastro junto a CadÚnico ou outros programas de assistência social dos estado brasileiros.
  • Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica;
  • Candidatos que estejam inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como se cadastrar no Programa Vale Gás?

O processo de cadastro para fazer parte do Programa Vale Gás dependerá muito do estado do qual o cidadão faça parte. De modo geral, é importante estar sempre de olho no site oficial do nosso estado e aguardar pela liberação do edital de inscrição que permitirá que as famílias possam se inscrever neste programa e usufruir dos seus benefícios.

Programa Vale Gás

Estados Brasileiros que já aderiram ao programa

Não são todos os estados brasileiros que aderiram a este programa, mas caso o projeto de lei seja aprovado no Congresso, poderemos ver a sua rápida expansão para todo o território brasileiro. De qualquer modo, veja a seguir, quais estados estão em atividade com a concessão do vale gás:

  • Distrito Federal;
  • Pará;
  • Ceará;
  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Piauí;
  • Maranhão.

Como é feito o pagamento do Vale Gás?

A questão do pagamento do benefício poderá mudar de um estado para outro, mas de modo geral, o dinheiro do vale gás é disponibilizado no formato de “voucher”, o qual poderá ser trocado pelo botijão em pontos de revenda parceiros do programa.

Programa Vale Gás

Em alguns estados poderemos ver até mesmo uma liberação de verba que sustentará o conhecido auxílio gás promovido pelo Governo Federal. Esta medida governamental está prevendo cerca de R$ 300 milhões de reais em renuncia comercial da Petrobrás para fazer o custeio de até metade do valor pago por um botijão de gás convencional.

Programa Vale Gás Nacional para o Bolsa Família

O programa de auxílio gás que tem tido mais visibilidade em todo o país é o vinculado ao Bolsa Família e que deve ser lançado pelo Governo Federal ainda no ano de 2021.

Esse benefício vem sendo prometido pelo atual presidente da República Jair Bolsonaro, o qual promete incluir o benefício junto ao novo formato do Bolsa Família, e que passará a ser denominado de Auxílio Brasil.

Programa Vale Gás

De acordo com o que foi expresso pelo próprio presidente da república, o auxílio que será liberado para a compra do gás de cozinha será fornecido a cada dois meses aos beneficiários do programa Bolsa Família.

Os recursos necessários para a concessão deste tipo de benefício ainda não foram informados pelo governo, mas isso deve ser esclarecido com o avançar da proposta no Senado Federal, no qual já está tramitando um projeto de lei sobre o benefício.

Em breve o texto deve ser votado no congresso e os cidadãos brasileiros que se encontrem em situação de vulnerabilidade econômica saberão se podem acessar o benefício, ou não, e  por quanto tempo o mesmo será liberado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *