Programa Bolsa do Povo – Veja o que é e como inscrever-se!

O Programa Bolsa do Povo é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e foi lançado no ano de 2021 como forma de auxiliar famílias carentes, em conjunto com outros programas sociais, também realizados pelo governo de SP.

Mesmo com pouco mais de um ano de existência, este programa já está atendo mais de 500 mil famílias em todo o estado, e caso você viva em SP pode consultar em nosso conteúdo de hoje, como participar da iniciativa.

A partir do momento que você cumpre com todos os requisitos determinados pelo programa, já terá direito a usufruir dos benefícios do Bolsa do Povo. Veja quem pode participar e como é feita a inscrição, passo a passo!

O que é e como Funciona o Programa Bolsa do Povo 

Como mencionado na introdução deste artigo, o programa Bolsa do Povo é uma iniciativa criada no estado de São Paulo no ano de 2021 para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

Dentro deste programa podemos encontrar outros projetos do governo de São Paulo, tais como o Renda Cidadã, Aluguel Social e Bolsa Trabalho. Além disso, também é possível ver integrados os projetos Bolsa Empreendedor, SP Acolhe e Vale Gás.

Só no ano de 2021, o governo de SP investiu mais de 1 bilhão de reais neste programa, o que lhe converteu no maior programa de assistência social e transferência de renda em toda a história de São Paulo.

O programa surge como uma forma de combate à crise econômica instaurada em função da pandemia do covid 19. Durante a pandemia, acentuou se o crescimento da pobreza no estado de São Paulo, e isso acabou deixando com que milhares de pessoas ficassem vulneráveis.

Diante disso, o governo de São Paulo criou a Lei nº 17.372 de 26 de maio de 2021 que estabelece a criação do Programa Bolsa do Povo, beneficiando mais de 500 mil cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

No que tange o funcionamento do Programa Bolsa do Povo, ele integra os programas sociais já mencionados e possui sete eixos programáticos. São eles:

  • Assistência social;
  • Educação;
  • Esporte;
  • Habitação;
  • Qualificação Profissional;
  • Saúde;
  • Trabalho.

Programa Bolsa do Povo

Quem pode usufruir deste programa?

O Programa Bolsa do Povo, como você já sabe, reúne inúmeras ações sociais do estado de São Paulo e cria outras. Fique sabendo quais são elas e os pré-requisitos para inscrição a seguir:

  • Programa Ação Jovem: Programa voltado para o público jovem, com idade entre 15 e 24 anos de idade e cujas famílias estejam cadastradas no CadÚnico. A renda mensal exigida é de até meio salário mínimo nacional.

  • Programa Renda Cidadã: Este programa está voltado exclusivamente para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, em situação de desemprego ou subemprego.

  • Programa Auxílio Moradia: Este programa auxilia aquelas famílias que estejam em situação de rua ou que suas residências foram afetadas por chuvas ou intervenções urbanas ou por questões ambientes.

  • Programa SP Acolhe: Esse programa auxilia na renda familiar, cujos membros tenham perdido algum familiar em função do covid-19. Esse auxílio irá pagar até 6 parcelas mensais de 300 BRL aos beneficiários. 

  • Programa Bolsa Empreendedor: Este programa apoia os empreendedores informais que estejam em situação de vulnerabilidade econômica no estado de São Paulo. A iniciativa promove a qualificação profissional para o setor empreendedor, formação MEI e também uma bolsa auxílio de 1000 BRL (pagamento em duas parcelas de R$500). Para participar desta iniciativa, os candidatos devem ser alfabetizados maiores de 18 anos, estarem em situação de desemprego ou MEI e morarem no estado de São Paulo.

  • Entre outros programas que você pode conferir acessando o site oficial. Veja como fazer isso em nosso próximo tópico!

Programa Bolsa do Povo – Passo a Passo para Inscrição

Para poder se cadastrar no Bolsa do Povo SP, o cidadão deverá seguir os procedimentos que serão listados no passo a passo abaixo:

Passo 1 – Acessar o site oficial do Programa Bolsa do Povo pelo seguinte endereço eletrônico: https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/


Passo 2 – Entrando na página oficial do programa, o usuário deve ir até o canto superior direito da tela e clicar em “Como Participo?”. Isso lhe direciona para a página contendo os eixos do programa.


Passo 3 –  Na sequência, é necessário clicar em “Inscrever-se”.


Passo 4 – Preencha o cadastro, enviando todos os dados solicitados.

Programa Bolsa do Povo

Ao concluir o seu cadastro no site do bolsa do povo, o usuário deverá prosseguir com a sua inscrição, conferindo se possui o perfil necessário para aprovação do programa. Verifique também se os eixos de interesse estão com inscrições abertas. Muitos eixos podem já estar com as inscrições encerradas. 

No conteúdo de hoje, você ficou conhecendo o programa Bolsa do Povo, desenvolvido no estado de São Paulo. Se você é cidadão residente neste estado, confira se você tem direito à participação em um dos programas e busque garantir sua vaga! Lembrando que todo o processo de inscrição poderá ser feito pelos interessados de modo 100% online.

Você conhecia este programa? Conhece alguém que já esteja recebendo o benefício? Deixe um comentário abaixo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.