Passaporte? O que é? Como emitir? O que precisa? Confira!

No artigo de hoje, você saberá tudo sobre o universo das emissões de passaporte, conhecendo não só que tipo de documento é esse, como também os modos de emissão, e além disso, o que é um visto e como podemos solicitá-lo.

Confira e boa leitura!

Passaporte: o que é?

O passaporte nada mais é do que um documento considerado pessoal e intransponível, e que é emitido por algum órgão ou entidade de um Estado, nos permitindo ter livre trânsito no território nacional, ou em outros países.

Leia também:

Como tirar o passaporte

Primeiramente, você precisa saber que o órgão responsável pela emissão dos passaportes no Brasil é a Polícia Federal.

Você deverá apresentar os documentos necessários à Polícia Federal e deverá preencher um formulário de solicitação de passaporte, presente no site da polícia.

passsaporte

Entrando no site, você deverá preencher todos seus dados pessoais e ao final, será gerado um boleto da “GRU”, referente à taxa de emissão do passaporte, que até o momento é de R$ 257,25.

Após o pagamento do passaporte, você deverá guardar o comprovante a compensação que pode demorar até 3 dias úteis.

Feito isso, você deverá agendar o seu atendimento em um posto autorizado, tudo isso no site da Polícia Federal, ou seja, sem precisar sair de casa.

Na data e hora do seu atendimento, você deve comparecer levando todos os documentos, incluindo o comprovante de agendamento e pagamento da GRU. A foto e as suas digitais são colhidas na Polícia Federal mesmo.

A confecção do passaporte demora em torno de 7 dias, mas você será avisado sobre a data no dia da solicitação de emissão.

Quais os documentos necessários

Primeiramente devemos destacar que, não existe uma renovação de passaporte, uma vez que sempre é o mesmo processo de emissão.

A única coisa que será diferente é que se você já possui passaporte é preciso apresentá-lo na emissão do novo.

Dito isso, para que você possa tirar o passaporte, serão necessários alguns documentos, como um documento de identificação (poderá ser o seu RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc.).

PASSAPORTE

Também é necessário ter um documento que comprove o seu local de nascimento.

Observação importante! Todo documento apresentado deve estar emum bom estado de conservação. Além disso, documentos como o RG não podem ter mais do que 10 anos.

Outro ponto importante é que, se o seu nome foi alterado, ou porque casou, ou porque separou, além do seu RG, você também precisará de todas as certidões que comprovem essas alterações.

Você também precisará de outros documentos, tais como:

  • Títulos de Eleitor: juntamente com os comprovantes de quitação eleitoral. Caso não tenha os comprovantes, o mesmo pode ser baixado junto ao site do TSE.
  • Caso tenha um passaporte: basta levar a versão antiga, mesmo vencida.
  • CPF.

Quem pode tirar o passaporte

Qualquer pessoa pode tirar um passaporte e o mesmo tem validade de 10 anos para pessoas adultas e 5 anos para menores de idade.

passsaporte

Inclusive, os menores de idade precisam de autorização dos pais para poderem emitir esse documento. Essa opção também estará disponível no site da Polícia Federal.

Observação: Homens que sejam maiores de 18 anos, não podem ter nenhum tipo de pendência com o serviço militar, se quiserem tirar um passaporte. Nesse caso, é preciso possuir o certificado de dispensa.

Como emitir a 2ª via

A emissão da 2ª via do seu passaporte não tem nenhum mistério e será feita, tal qual apontamos na emissão da primeira via, tendo apenas uma distinção que é a necessidade de apresentar a versão antiga no ato de solicitação da segunda via.

Portanto, é só seguir as instruções anteriormente apresentadas e emitirá uma nova versão sem nenhuma dificuldade.

O que é o Visto?

Um visto nada mais é do que uma autorização que recebemos para podermos viajar para um país do estrangeiro. Em outras palavras, o país que desejamos conhecer é que deve emitir a permissão de entrada no território estrangeiro, ou seja, o visto.

visto

Desse modo, um visto é um documento carimbado pelo país que desejam viajar e que pode ficar anexado ao nosso passaporte.

Como obter o Visto para os Estados Unidos

Existem três etapas pelas quais devemos passar para conseguirmos a emissão de um visto para os Estados Unidos. São elas:

  • Preenchimento do formulário DS-160;
  • Pagamento da taxa;
  • Agendamento da entrevista e a própria entrevista.

VISTO

Para solicitar um visto americano, também será necessário que você tenha um passaporte válido. Partindo daí, o primeiro passo está em preencher o formulário DS-160. Faça isso com calma, pois o formulário é extenso e nos exigirá uma meia hora.

Geralmente, o questionário traz perguntas relacionadas ao o que você vai fazer no país desejado ( e você deve responder estudo, trabalho ou turismo).

Esse formulário estará disponível para você no site do consulado dos Estados Unidos pelo link: https://ceac.state.gov

Assim que iniciar o preenchimento do formulário é necessário que você guarde o número da sua solicitação, o chamado “Application ID”. Com esse número, se der qualquer erro na página, você consegue retomar o preenchimento de onde parou.

Concluído o preenchimento do formulário é só salvar o comprovante e imprimi-lo, pois será apresentado na etapa presencial.

Na sequência, você deverá pagar a taxa relacionada, clicando no seguinte link: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv Entrando nesse site, você precisará criar uma conta para dar início ao processo de solicitação de visto.

A taxa do visto é de 160 dólares e assim que for compensado o pagamento, é só agendar as entrevistas. Uma delas para coletar seus dados, fotos, etc. E outro na qual deverá apresentar os objetivos pelos quais deseja viajar ao país. Essa entrevista deverá ser feita no consulado americano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *