Inscrição Vale Gás – Quem pode solicitar o benefício?

Vale a pena fazer inscrição Vale Gás, tendo em vista que o programa foi desenvolvido por inúmeros estados do Brasil através de suas secretarias de desenvolvimento social e busca amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.

Com iniciativas como essa, os governos querem fortalecer  as políticas para garantir a segurança alimentar e nutricional dos cidadãos mais carentes. Lembrando que o gás de cozinha se converte em peça essencial para garantir o preparo dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros. No entanto, o seu custo sobe mais a cada dia, prejudicando a renda de milhares de famílias.

Conferindo o nosso post de hoje, iremos apresentar para você maiores detalhes sobre este programa. Verifique se você tem o perfil necessário para solicitá-lo e como é feita a inscrição nos estados onde ele é fornecido.

O que é o Vale Gás?

Como mencionado na introdução, inúmeros estados brasileiros aderiram ao Vale Gás, como uma forma de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade econômica e que, em função da pandemia, não têm condições de comprar itens básicos, como um botijão de gás de cozinha.

Inscrição Vale Gás

Só para que você tenha uma noção, atualmente esse programa atende milhares de famílias. Só no Maranhão, estado que está entre os pioneiros na implementação do programa, já são mais de 100 mil famílias beneficiadas.

Todas as famílias, para poderem participar do programa, antes devem estar devidamente registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e comprovarem situação de extrema pobreza.

Com o vale gás em mãos, as famílias poderão procurar as distribuidoras vinculadas ao programa para fazer a troca do vale por um botijão de gás. Um detalhe interessante, é que o programa não concede o botijão, apenas a sua recarga. Cada beneficiário do programa poderá receber até 3 vales gás para recarregar botijões de 13 quilos.

Quem pode fazer inscrição vale gás?

Como já foi destacado anteriormente, o programa está destinado para as famílias que se encontrem em situação de extrema pobreza e que estejam devidamente cadastradas no CadÚnico.

Além disso, também é importante verificar se o seu estado está concedendo este programa, pois até o presente momento não são todos os estados brasileiros que aderiram à iniciativa.

Dito de modo resumido, poderão acessar ao Vale Gás, os cidadãos que se enquadrarem nos seguintes requisitos:

  • Ser uma família devidamente inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Comprovar ter uma renda familiar mensal que seja menor ou igual à metade do salário mínimo nacional;
  • Famílias que possam algum membro em suas residências que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada BPC de assistência social, o qual prevê a designação de um salário mínimo federal às pessoas que tenham algum tipo de deficiência ou sejam idosos com mais de 65 anos, comprovando não possuir meios próprios para prover o sustento familiar.
  • A lei vigente também estabeleceu a preferência na hora da concessão do benefício para aquelas mulheres  que tenham sido vítimas de casos de violência doméstica e que estejam sendo monitoradas por meio de medidas protetivas de urgência.

Como é o pagamento do benefício?

O pagamento do vale gás é feito por meio de  um voucher com o valor do gás no momento atual, e que deve ser feito preferencialmente pelo chefe da família.

Inscrição Vale Gás

Esse voucher poderá ser usado para troca por gás de cozinha nas instituições parceiras ao programa. Portanto, basta adquirir esse vale e levar o seu botijão para recarga. 

Como fazer inscrição vale gás?

Se você quer inscrever-se no programa para receber o vale gás do seu estado, siga as orientações que iremos  lhe passar abaixo.

Inscrição Vale Gás

Passo 1 – A primeira coisa que o cidadão interessado deverá fazer é procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município.

Passo 2 – Chegando lá, deverá pedir ao assistente social o cadastro no programa. O cidadão deve estar devidamente cadastrado no CadÚnico, pois o responsável irá puxar os seus dados a partir desta inscrição. A partir do momento que você comprovar que não tem nenhum tipo de fonte de renda, automaticamente já poderá receber este benefício.

Como você pode observar ao longo do nosso conteúdo de hoje, o programa vale gás é uma iniciativa importante do governo federal que visa auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

Desde que foi implementado, este programa já auxiliou milhares de pessoas, garantindo a manutenção da renda e o alimento na mesa do cidadão brasileiro. Sendo assim, se você não tem condições de pagar por um botijão de gás, peça auxílio!

Comente abaixo o que você acha dessa iniciativa. O programa vale gás está presente no seu estado?  Conhece alguém ou você já participou deste programa em algum momento? Deixe o seu feedback pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.