Imposto de Renda 2022 – Passo a passo para declarar pelo celular

Caso você esteja incluído entre os contribuintes que são obrigados a declarar o Imposto de Renda 2022, saiba que é possível realizar todo o procedimento pelo celular, de modo rápido e sem grandes burocracias. 

Atualmente, a Receita Federal permite que façamos a declaração do imposto de renda por meio de seu aplicativo denominado de Meu Imposto de Renda IRPF, o qual está disponível para download em celulares Android e iOS. O procedimento leva poucos minutos e iremos revelar o que é necessário.

Lembrando que o prazo máximo para fazer a declaração do seu imposto de renda em 2022 é até o dia 31 de maio. Portanto, se você deixou para fazer de última hora, faça pelo celular, pois será muito mais prático e rápido. Não perca o prazo, uma vez que os casos de não declaração acabam acarretando em multa.

Passo a passo de como declarar Imposto de Renda 2022 pelo celular 

Pensando em facilitar a sua vida ao máximo, separamos a seguir todas as instruções para fazer a declaração do imposto de renda 2022 diretamente pela tela do seu celular:

  1. Baixe o APP na loja de aplicativos do seu celular: o app IRPF está disponível para celulares Android e iOS.
  2. Autorize o app: Após baixar o app no celular, o sistema pedirá que você autorize o acesso dele às suas fotos e arquivos. Clique em “Permitir”.
  3. Cadastre-se no sistema: Na sequência, faça o seu cadastro e insira o número do seu CPF e data de nascimento. Feito isso, clique em “Avançar”.

Imposto de Renda 2022

Através deste aplicativo, o usuário conseguirá fazer a identificação das declarações que já foram realizadas em anos anteriores. Se a declaração do imposto de renda do ano de 2022 ainda não tiver sido feita, você deverá iniciá-la preenchendo todas as etapas.

Isso mesmo, usando este APP será possível fazer a declaração dos anos anteriores, se porventura ainda não fez. Você verá por meio do sistema online da Receita Federal, que é tudo bastante intuitivo e não levará muito tempo para concluir a sua declaração. 

Quem deve declarar o imposto de renda 2022?

Existe um perfil específico que está obrigatoriamente definido para a declaração do imposto de renda em 2022. Quem faz essa definição do perfil é a própria Receita Federal e a seguir, iremos mostrar todas as informações para você.

Imposto de Renda 2022

  • Os cidadãos brasileiros que possuam uma renda superior a R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis, que envolvem aposentadoria, aluguéis, pensões e salários obtidos no ano de 2021, são obrigados a prestarem contas junto à Receita Federal.
  • Tenham sido beneficiários do auxílio emergencial e obtido uma renda superior a 22.000 BRL no ano de 2021.
  • Pessoas que tenham um rendimento acima de 40.000 BRL, considerado isento.
  • Trabalhadores rurais que tenham obtido acima de 142.000 BRL no ano de 2021.
  • Os estrangeiros também deverão prestar declaração caso não tenham feito os rendimentos anteriormente mencionados.
  • Tenham feito uma venda de imóvel ou veículo acima de 300.000 BRL.

Mais uma vez destacamos a importância de não deixar atrasar o período de declaração do imposto de renda, pois o atraso pode resultar em uma multa de 1% a 20% sobre o valor do imposto devido. E isso é cobrado por cada um dos meses de atraso.

Além de fazer a declaração por meio dos celulares, seguindo as orienta ações presentes no nosso passo-a passo, você também pode realizar o procedimento diretamente da tela do seu computador por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD). Este programa encontra-se disponível no site oficial da Receita Federal para baixar GRATUITAMENTE.  

E aí você tem o perfil exigido para fazer a declaração do imposto de renda 2022? Em caso afirmativo, siga as dicas passadas para fazer a declaração diretamente do seu celular. Faça esse procedimento você mesmo e não precisará pagar ninguém para este tipo de serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.