Encceja: saiba o que é, quem pode participar e como inscrever-se!

Já ouviu falar no Encceja? Sabe como funciona esse exame? Quem que pode fazer? Quantos anos eu tenho que ter para fazer? As respostas para essas perguntas e muito mais, você poderá conferir no nosso conteúdo de hoje!

Primeiramente, saiba que no Brasil existem alguns caminhos, ou seja, maneiras pelas quais as pessoas podem concluir os seus estudos em fundamental ou médio.

Essas pessoas podem voltar para escola, fazer um supletivo, ou simplesmente prestar o exame do Encceja e conseguir essa certificação apenas com realização da prova.

Saiba mais! Boa leitura!

Encceja: O que é?

A sigla Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e nada mais é do que uma prova feita pelas pessoas maiores de 18 anos que desejam terminar os seus estudos, seja em nível fundamental ou médio.

Essa prova é aplicada todos os anos em todo o território brasileiro e quando obtemos um bom desempenho na mesma, poderemos estar conseguindo um diploma de conclusão de Ensino Fundamental ou Médio.

Leia também: 

 Como Funciona?

Como dito anteriormente, a prova do Encceja ocorre todos os anos e o órgão responsável pela implementação do exame é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a mesma entidade encarregada da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

encceja

Como funciona esse Exame? O Encceja traz questões de todas as áreas do conhecimento, as quais são criadas para avaliar o conhecimento do candidato. Aliás, essa prova é aplicada em todo o país e até mesmo fora do Brasil, desde que as pessoas façam a inscrição previamente.

Isso ocorre, porque a ideia do INEP está justamente em expandir esse tipo de avaliação, possibilitando uma melhora nos índices educacionais brasileiros.

Quem pode participar do Encceja?

O Encceja é uma prova que visa apenas aqueles alunos que são cursantes de EJA (Educação de Jovens e Adultos), ou pessoas que estejam afastadas há muito tempo da escola, e que ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio, desde que possuam mais de 18 anos de idade.

encceja

Inclusive, essa prova é considerada 100% supletiva, justamente por estar voltada apenas para este tipo de público (adulto). Isso quer dizer que, mais ninguém além das pessoas que precisam terminar os seus estudos e sejam adultos, podem fazer o exame.

Portanto, se você tiver até 17 anos, mesmo assim terá que frequentar a escola normal para concluir essas modalidades de ensino, ou aguardar para que complete 18 anos e tenha direito a prestar o exame.

Como faço a inscrição no Encceja

Para poder inscrever-se no Encceja será necessário possuir a seguinte relação de documentos:

  • Número do seu Registro de Identificação (RG);
  • CPF;
  • E-mail válido.

encceja

Tendo esses documentos em mãos, você fará sua inscrição seguindo o passo a passo abaixo:

PASSO 1 – Entre no site oficial do Encceja:  https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja


PASSO 2 – Clique para fazer sua inscrição;


PASSO 3 – Caso você nunca tenha acessado a plataforma, será necessário fazer um cadastro para criação de Login e Senha.


PASSO 4 – Tendo o seu acesso, faça o Login. Clique para INSCREVER-SE (Observação: esse botão só estará disponível se as inscrições para o Encceja estiverem abertas).


PASSO 5 – Preencha as informações solicitadas e insira se você necessita de atendimento especializado no dia da prova.


PASSO 6 – Você também deverá inserir se deseja fazer a prova de nível de ensino fundamental ou médio.

Observação: se você tem 18 anos ou mais, poderá fazer diretamente a prova de nível médio. Caso escolha o Ensino Médio, precisará selecionar as quatro áreas que aparecerão posteriormente, pois terá que fazer prova sobre todas elas.


PASSO 7 – É necessário escolher em qual instituição você desejará realizar a prova. É importante escolher um local que esteja perto da sua casa, pois facilita bastante a nossa vida.

Como são as provas?

As provas do Encceja podem ser de Nível Fundamental ou Nível Médio e você se deparará com questões correspondentes ao nível de ensino inscrito.

encceja

No caso do nível Médio, o candidato terá dois dias de prova para enfrentar, tendo uma divisão de conteúdos que é feita da seguinte forma:

  • PROVA I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • PROVA II – Matemática e suas Tecnologias;
  • PROVA III – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • PROVA IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Observação importante: caso você tenha feito prova do Encceja em outro ano e tenha reprovado em alguma área, quando você for inscrever-se novamente para a prova, só aparecerá a área que você tem pendente, o que facilita, e muito, a nossa vida, uma vez que não precisamos fazer tudo novamente. Apenas prestar exame para o que reprovamos. Simples e rápido!

No entanto, se você tiver certeza que só reprovou em matemática, e mesmo assim, aparecerem no sistema 3 componentes, ou mais, para você fazer, até que possa pedir recurso, inscreva-se nas três para garantir que conseguirá prestar o exame.

Enfim, essas eram as informações sobre o Encceja que você não poderia perder uma vez que são decisivas para quem objetiva concluir o ensino fundamental e/ou médio, sem grandes sacrifícios.

Siga todas as instruções recebidas e rapidamente você estará inscrito no Encceja, e quando fizer o exame terá como dar seguimento em seus estudos, ou até mesmo incrementar o seu currículo profissional, com a conclusão dessas modalidades de ensino que são tão importantes para obtenção de bons postos de trabalho.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *