CRLV Digital: saiba o que é e como conseguir acesso!

Atualmente está havendo uma forte migração de documentos que até então eram exigidos apenas impressos. É o caso do CRLV Digital, documento obrigatório para todos os motoristas e que agora poderá estar à nossa disposição digitalmente.

Você nunca ouviu falar neste documento? Não sabia que estava disponível digitalmente? Saiba tudo sobre o CRLV Digital lendo o artigo de hoje até o final. Acompanhe e boa leitura!

CRLV Digital: o que é?

A sigla CRLV significa Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, e é um importante documento para os donos de veículos, uma vez que comprova a posse, e revela se o veículo encontra-se em dia com seus débitos, ou seja, nem nenhuma irregularidade ou pendência.

Além disso, esse documento é de porte obrigatório para todos os proprietários de veículos e agora está disponível na versão digital, podendo abri-lo tanto on-line, quanto off-line.

Inclusive, a partir do ano de 2021, o governo deve começar a priorizar a disponibilização dos documentos de forma digital e o CRLV não poderia ficar de fora, já que é um documento que acompanha os motoristas por toda parte.

Vale lembrar também que, só é possível criar o seu CRLV Digital se você estiver com todas as suas contas devidamente quitadas, ou seja, IPVA, multas, etc.

Leia também:

Como consultar a CRLV Digital

Para poder consultar esse tipo de documento, primeiramente você precisa entrar no aplicativo  Carteira Digital, que é um aplicativo do Governo. Sim,  essa é a mesma aplicação que utilizamos para emitir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) atualmente.

CRLV-Digital

Desse modo, siga o passo a passo abaixo para consultar o seu CRLV Digital:

PASSO 1- Baixe a Carteira Digital de Trânsito pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.cnhe&hl=pt_BR&gl=US


PASSO 2 – Com a aplicação baixada em seu celular, você só precisa clicar em ENTRAR com gov.br.


PASSO 3 – Na sequência, você precisará efetuar um cadastro, caso ainda não tenha entrado no aplicativo.


PASSO 4 – Na tela inicial do app, você irá fazer um Login com o CPF e com a senha feita no cadastro.


PASSO 5 – Feito isso, clique em VEÍCULOS.


PASSO 6 – Em seguida, você irá no item TOQUE AQUI, e adicionará o CRLV. Nesse caso, você vai precisar do número do seu RENAVAN e o código de segurança que aparece no documento.


PASSO 7 – Feito isso, é só clicar em BAIXAR O CRLV.


PASSO 8 – Pronto! Agora você está com o documento digital à sua disposição e poderá utilizá-lo para fins de comprovação, sempre que o mesmo for solicitado.

Tem como imprimir a CRLV Digital?

Caso você se sinta mais seguro andando com a versão impressa do CRLV, isso também é possível. Lembrando que, mesmo que você tenha feito a impressão em casa, o documento terá a mesma validade do que se fosse emitido pelo órgão competente.

CRLV-Digital

Com isso, queremos dizer que não será mais necessário aguardar aquele documento impresso em papel cédula, já que uma cópia comum feita pela impressora já será suficiente.

Esse documento poderá ser baixado para impressão seguindo o passo a passo que mencionamos anteriormente. No entanto, o CRLV só fica disponível se o dono do veículo estiver quite com os débitos do veículo, o que envolve:

  • Taxa de Licenciamento;
  • Seguro DPVAT;
  • IPVA;
  • Eventuais multas.

O CRLV é obrigatório?

Sim, como mencionamos no início deste artigo, este documento é de porte obrigatório por parte do motorista, e existe um respaldo legal para esta obrigatoriedade, através do Código de Trânsito Brasileiro, pelo art. 133, sendo aceito, tanto na versão impressa, como eletrônica.

Portanto, você não poderá conduzir o seu veículo por aí, sem este documento em mãos. Agora com a versão digital, você pode mantê-lo em seu celular.

CRLV-Digital

Mas, em todo caso, precisa ter ele à sua disposição diante de qualquer abordagem que exija a comprovação de que o veículo lhe pertence, e que o mesmo está quite com os impostos e demais taxas cobradas pelo governo.

Inclusive, o condutor pode acabar pagando uma multa de até R$ 293,00 e perder sete pontos em sua carteira de motorista, caso não tenha este documento em mãos.

Diferença entre CRLV e CRV

Agora que você já sabe o que é o CRLV, também deve ter visto, ou até mesmo já teve este problema, de confundir CRLV com CRV (Certificado de Registro do Veículo). Isso já aconteceu com você? Saiba que é muito comum.

Precisamos ter em mente que esses documentos não são exatamente iguais. Inclusive, podemos afirmar que uma das principais distinções entre ambos está no período de vida útil desses documentos.

CRLV-Digital

Isso porque o CRLV deve ser emitido todos os anos, enquanto que o CRV não tem um prazo de vencimento. Na verdade o CRV deverá ser emitido apenas em instâncias como:

  • Quando houver a transferência de propriedade do veículo;
  • Quando o dono do veículo mudar de cidade ou residência;
  • Quando for alterada qualquer característica do veículo;
  • Quando houver uma mudança em sua categoria.

Como você pode observar ao longo do nosso conteúdo de hoje, o CRLV é um importante documento que deve acompanhar os donos de veículos por toda parte, mas agora com a facilidade de podermos usar a versão digital.

Se você possui um veículo em seu nome, baixe agora mesmo o CRLV Digital e usufrua de mais essa facilidade criada pelo Governo Federal. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *