CPF Digital: O que é? Como baixar? Confira AQUI!!!

O CPF Digital é considerado atualmente um dos documentos mais importantes do brasileiro para uso em todo o território nacional e que pode ser obtido por cidadãos de todas as idades.

Inclusive, boa parte das compras feitas no Brasil, por exemplo, exigem que os clientes cadastrem o número de CPF para efetivar as suas compras.

Além disso, o CPF também é um documento imprescindível na hora de cadastrar-se em instituições financeiras, solicitar financiamentos e para prestar contas via imposto de renda na Receita Federal, apenas por citar alguns exemplos de meios onde o CPF é figura essencial.

Dada toda essa importância deste documento no território brasileiro, ao longo do nosso conteúdo de hoje, você saberá tudo sobre este documento, desde o conceito de CPF, sua utilidade, até mesmo como baixá-lo na versão digital e o que significa restrição no CPF.

Confira com exclusividade e faça uma boa leitura!

O que é o CPF Digital?

A sigla CPF significa basicamente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e nada mais é do que um documento gerado pela Receita Federal brasileira, e que pode ser solicitado por todos os cidadãos naturais do país, independente da idade.

Além disso, o CPF é constituído por uma sequência numérica de 11 dígitos únicos para cada cidadão, os quais são utilizados para identificar o contribuinte em diferentes situações da vida em sociedade, tais como para abertura de cadastro em lojas, contas bancárias, recebimento de pacotes, imposto de renda, entre muitos outros.

Leia também:

Para que serve o CPF?

CPF Digital

Como dito anteriormente, o CPF é um documento imprescindível aos brasileiros, uma vez que este tipo de documento serve para identificar os contribuintes no Imposto de Renda, por exemplo, entre outras funções, tais como:

  • Abertura de conta em banco e lojas;
  • Prestar concurso público;
  • Contratar seguro de vida;
  • Solicitar cartão de crédito;
  • Obter carteira de trabalho;
  •  Passaporte;
  • Entre muitas outras utilidades.

Quem poder ter CPF Digital

Todos os brasileiros naturais têm direito ao CPF, inclusive logo depois do nascimento. Com relação a isso, vale destacar que, desde o ano de 2017, o CPF já vem sendo incluído na certidão de nascimento dos bebês, logo depois que eles nascem e este será o seu número de registro por toda a vida.

Como baixar o CPF Digital

Caso você seja uma pessoa mais velha e que até o momento não gerou o seu CPF, saiba que você poderá solicitar a sua emissão no site da Receita Federal do Brasil pelo seguinte endereço eletrônico: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp

Entrando na plataforma oficial da Receita Federal, bastará que você preencha o formulário solicitado e realize o envio dos dados para emissão do seu número de CPF.

Assim que tiver o seu número devidamente gerado, você poderá acessá-lo através de aplicações como o CPF Digital.

CPF Digital

Para ter acesso a este aplicativo, iremos lhe apresentar um passo a passo com todos os procedimentos necessários para andar com esse tipo de informação em seu celular.

Passo a Passo detalhado:

  • PASSO 1 – Primeiramente, acesse o aplicativo do seu CPF, entrando na plataforma do Google Play do seu celular e baixe o aplicativo CPF Digital.

  • PASSO 2 – Na sequência, você deverá abrir o app e ler as informações iniciais, clicando ao final em “ENTENDI”.

  • PASSO 3 – A próxima etapa envolve inserir o número do seu CPF e também a sua data de nascimento. Feito isso, clique em “PRÓXIMO”.

  • PASSO 4 – A seguir, concorde com os termos de acesso e prossiga a sua inscrição.

  • PASSO 5 – Você também terá que enviar uma foto sua, como prova de vida. Assim que a foto for aceita, clique em ENTENDI.

  • PASSO 6 – Também será necessário que você crie um código PIN e na sequência, clique em ACEITAR. Feito! Agora você já tem seu CPF Digital em seu celular!

O que significa ter restrição no CPF?

cpf digital

A pior coisa que pode acontecer com um brasileiro é ter algum tipo de restrição em seu CPF. Isso ocorre, em grande medida, quando o contribuinte fica em débito com alguma instituição financeira, ou até mesmo em estabelecimentos comerciais.

É o famoso “nome sujo na praça”! Com isso, fazer coisas simples, tais como solicitar abertura de uma conta em um banco pode ser uma tarefa cheia de percalços.

Também nos impede de conseguir financiamentos, empréstimos e de abrir novos créditos em estabelecimentos comerciais.

Caso você fique negativado será necessário renegociar as suas dívidas, para que seu nome fique limpo novamente e possa retomar com sua linha de crédito.

Hoje em dia também é possível fazer a conferência se o seu nome está devidamente limpo, visitando os sites como os do SPC e SERASA.

No entanto, a primeira visita a estes canais poderá lhe demandar um pouco mais de tempo, uma vez que será necessário cadastrar-se nas plataformas.

Feito o seu cadastro, sempre que necessitar conferir se existe alguma restrição financeira no seu CPF é só entrar nestas plataformas e fazer a conferência.

Ao longo do nosso conteúdo de hoje, você pode saber tudo sobre este importante documento brasileiro que é o CPF. Já baixou seu CPF Digital? Teve algum problema de restrição do seu CPF? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *