Consulta CNPJ – Veja como fazer tudo 100% online!

Caso você esteja em dúvida sobre o funcionamento do CNPJ, ou simplesmente quer fazer uma consulta CNPJ virtualmente, sem nenhuma complicação para os seus clientes empresariais ou focado nos seus fornecedores, saiba que você veio ao local certo.

Devemos levar em consideração que, tanto os empresários como os gestores precisam ficar de olho nas melhores estratégias para garantir o sucesso de seus negócios. Sendo assim, a consulta de documentos como o CNPJ torna-se imprescindível.

Esse tipo de consulta garantirá uma redução nos riscos de inadimplência e golpes nas empresas. Portanto, veja neste post todos os procedimentos necessários para fazer a consulta corretamente. Aproveite!

Como se faz a consulta CNPJ ? Veja o guia Passo a Passo!

Todo o processo de consulta CNPJ não tem grande mistério, mas exige que você siga alguns procedimentos básicos, os quais serão mencionados a seguir:

Passo 1 – Primeiramente, o interessado na Consulta CNPJ deverá acessar o site oficial da Receita Federal pelo seguinte endereço eletrônico: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp


Passo 2 – Na sequência, o usuário deverá inserir na plataforma o número do documento para que possa ter acesso à inscrição e possa verificar como está a situação da empresa (CNPJ) de interesse. Esse tipo de procedimento é essencial para evitar qualquer tipo de golpe, atestando que a empresa existe de fato.

Consulta CNPJ

Muito fácil fazer essa consulta CNPJ, não é mesmo? Outro método possível é via plataforma do Serasa Experian. Neste caso, os procedimentos são:

  • Entre no site oficial do Serasa Experian;
  •  Defina na tela se você deseja fazer consulta de CPF ou CNPJ;
  • Na sequência, basta inserir os números do documento e clicar em CONSULTAR.
  • Pronto, aparecerá na sua tela os dados da empresa!

Mas o que é o CNPJ?

Vale lembrar que o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) nada mais é do que a identificação de toda e qualquer empresa que esteja cadastrada junto à Receita Federal.

Consulta CNPJ

É um número de documento obrigatório, tanto para as empresas de pequeno porte, como as grandes, principalmente se quiserem ter regularizada a situação empresarial, fazer emissão de notas fiscais, contratar colaboradores, entre outros serviços.

A importância de fazer a consulta CNPJ

O processo de consulta do CNPJ poderá ser feito sempre que você for fazer algum tipo de negócio com seus clientes, avaliação dos perfis financeiros de determinados empreendimentos e acordos com fornecedores.

Independente do seu objetivo com este tipo de consulta, o processo acarreta na seguintes vantagens:

  • Fazer a consulta do CNPJ evita que sua empresa fique negativada;
  • Com a verificação poderemos entrar em acordos com mais segurança e de forma alinhada com o perfil de nossos clientes ou fornecedores;
  • Fazer a conferência dos dados cadastrais de determinadas empresas;
  • Verificar se existem dívidas;
  • Conferir o score da empresa;
  • Garante uma redução nos índices de fraudes e de inadimplência.

É possível consultar o CNPJ pelo número do CPF?

Uma vez que podemos fazer consultas, tanto de CPF como de CNPJ, muitos podem acreditar que os cadastros são organizados de modo integrado.

Consulta CNPJ

No entanto, precisamos mencionar aos nossos leitores que estes dois processos são organizados de forma distinta. Por essa razão, para que seja possível manter a segurança dos seus dados, não é permitido a verificação de pessoas jurídicas portando o CPF do dirigente.

Até podemos fazer a pesquisa pelo CPF do dono de determinada empresa, avaliando o seu perfil, mas precisamos estar cientes de que essas informações não estão disponíveis de modo completo, tendo em vista que muitas delas podem estar relacionadas somente ao CNPJ da empresa.

A consulta por nome é possível?

Fazer consultas de CNPJ portanto apenas o nome da empresa não é algo viável. No entanto, nos dias de hoje é muito fácil descobrir o número de identificação de determinada empresa, por meio de sua razão social ou nome fantasia.

Buscando na internet, você encontrará todas essas informações facilmente. Mas, se você faz parte de uma empresa, sempre recomendamos que no ato de cadastro do cliente ou fornecedor, que seja solicitado os dados de CNPJ, telefone, endereço e outras informações pertinentes.

Como saber se um CNPJ foi desativado?

Para concluir as orientações que separamos em nosso conteúdo de hoje, saiba que caso precise fazer a conferência se determinado CNPJ encontra-se desativado, os procedimentos são similares aos ensinados no passo a passo do início do artigo:

  1. Primeiramente, o usuário poderá acessar Receita Federal;
  2. Entrando no site, você deverá clicar em “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”;
  3. Na sequência, deveremos digitar o número do  CNPJ, verificando se o mesmo encontra-se ativo. Clique em CONSULTAR.
  4. Aparecerá na sua tela todas as informações que você precisa.

Lembrando que as razões pelas quais um CNPJ poderá ser desativado são inúmeras, mas as mais comuns são por suspensão ou cancelamento. Quando um cadastro de CNPJ é extinto, não existe a possibilidade de reativá-lo novamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.