Conheça o Abono Salarial – Como e quando solicitar!

Do mesmo modo que o PIS, o Abono Salarial é um serviço disponível aos trabalhadores assalariados em todo o território nacional. Não podemos confundir ambos os benefícios, pois possuem configurações diferentes.

Além de existirem algumas confusões com relação aos 2 benefícios trabalhistas, muitos desconhecem como abono salarial funcionam até mesmo como podemos acessá-lo.

Para que você não tenha problemas na hora de solicitar o seu abono salarial ou simplesmente quer verificar se ele está aprovado no seu nome, confira o nosso post de hoje até o final que iremos lhe apresentar todos os detalhes sobre este tema.

Entendendo o que é o Abono Salarial

Podemos conceituar o Abono Salarial como uma gratificação que tem respaldo legal e cujo valor poderá atingir até um salário mínimo, dependendo do beneficiário.

Todos os anos, o foco do programa são aqueles trabalhadores enquadrados no nível baixa renda. O valor concedido vem do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)  ou do Programa de Integração Social (PIS). Desse modo, é um tipo de benefício que poderá ser acessado, tanto por trabalhadores do setor público, como privado.

abono salarial

O valor determinado para o pagamento do abono salarial irá variar conforme os meses trabalhados dentro do ano/base e também de acordo com a carteira assinada, a qual deve ter no mínimo 5 anos de atividade.

No caso das pessoas jurídicas que são contratantes, as informações sobre este tipo de benefício poderão ser encontradas no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Como solicitar o Abono Salarial?

Existem um grande diferencial no Abono Salarial que o diferencia dos demais benefícios trabalhistas existentes atualmente. O primeiro ponto é que esse benefício não exige um requerimento prévio para poder acessá-lo.

O órgão responsável pela programação e pagamento é o Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Mesmo com essa facilidade, existem inúmeros casos de trabalhadores que perdem o benefício por desconhecer a sua existência.

abono salarial

Segundo dados recentes, milhares de brasileiros têm direito de sacar o abono salarial, mas infelizmente acabam perdendo as datas de saque por desconhecerem a existência do benefício.

É justamente por isso que todo e qualquer trabalhador em regime CLT ou que esteja trabalhando como servidor público, deve estar sempre atento aos seus direitos trabalhistas.

Receber um benefício como esse pode ser uma boa ajuda em épocas de crise financeira, como a que estamos vivendo atualmente em todo o país. Lembrando que este salário extra pode chegar até 2 salários mínimos, o que pode lhe ajudar um pouco, caso esteja precisando de dinheiro.

Como sacar o valor do Abono Salarial

Existe um calendário que foi elaborado pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que apresenta todas as informações sobre as datas de pagamento do benefício todos os meses.

Este calendário foi estruturado com base nas datas de nascimento dos trabalhadores beneficiados. 

O valor pago por este benefício corresponde a um ano de atividades laborais do trabalhador, sendo pago a partir do segundo semestre de cada ano, com início sempre no mês de julho e com encerramento no mesmo de junho do ano posterior.

abono salarial

Esse salário extra será correspondente ao ano que foi trabalhado anteriormente e o valor total será de acordo com as determinações de valor do salário mínimo atual.

Quem já for trabalhador com registro no PIS, já poderá fazer o seu saque junto à Caixa Econômica Federal. Também é possível realizar os saques deste benefício diretamente nos caixas eletrônicos e também nas casas lotéricas.

Nesses locais, basta estar portando o seu Cartão Cidadão, o qual é feito junto à Caixa.Quem já for correntista desta instituição financeira, terá o valor do benefício depositado na conta bancária exatamente no dia estipulado pelo calendário.

No caso daqueles trabalhadores com registro PASEP, estes precisarão fazer uma consulta no calendário de pagamento, o qual será disponibilizado todos os anos pelo órgão responsável.

O valor não precisa ser sacado apenas na Caixa Econômica, uma vez que o Banco do Brasil também pode conceder o pagamento, assim como outras instituições bancárias.

Lembre-se de levar consigo, no dia do saque do abono salarial, um documento de identificação com foto, para não correr o risco de ter seu pedido invalidado.

Calendário pagamento

Mês do nascimento do beneficiário Data do pagamento do benefício
Janeiro Pagamento 8 de fevereiro
Fevereiro Pagamento 10 de fevereiro
Março Pagamento 15 de fevereiro
Abril Pagamento 17 de fevereiro
Maio Pagamento 22 de fevereiro
Junho Pagamento 24 de fevereiro
Julho Pagamento 15 de março
Agosto Pagamento 17 de março
Setembro Pagamento 22 de março
Outubro Pagamento 24 de março
Novembro Pagamento 29 de março
Dezembro Pagamento 31 de março

No caso dos trabalhadores que atuem no setor público, os mesmos poderão receber o abono salarial via Banco do Brasil, seguindo o calendário 2022 a seguir:

Final da inscrição do beneficiário Data do pagamento do abono
0 Pagamento 15 de fevereiro
1 Pagamento 15 de fevereiro
2 Pagamento 17 de fevereiro
3 Pagamento 17 de fevereiro
4 Pagamento 22 de fevereiro
5 Pagamento 24 de fevereiro
6 Pagamento 15 de março
7 Pagamento 17 de março
8 Pagamento 22 de março
9 Pagamento 24 de março

E aí, o que achou do benefício trabalhista? Você tem direito de recebê-lo? Comente com a gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.