CNH Digital: Como baixar agora e Gratuitamente!

A sigla CNH Digital significa “Carteira Nacional de Habilitação”, e nada mais é do que um documento emitido no Brasil que autoriza às pessoas a conduzirem veículos.

Geralmente, assim que somos aprovados na prova de direção, recebemos um documento impresso. Mas, você sabia que agora também podemos contar com a CNH Digital?

É justamente sobre este tema que iremos abordar ao longo do nosso conteúdo de hoje! Você conhecerá em detalhes o que é a CNH Digital brasileira, como baixar essa aplicação sem nenhum mistério, pré-requisitos para que possamos utilizá-la e se é um app gratuito, ou não.

Confira e faça uma ótima leitura!

CNH Digital: Como Baixar

Como apontado na introdução nesse artigo, a CNH Digital é uma aplicação digital que pode ser baixada em seu celular e com isso, poderá ser utilizada pelos motoristas brasileiros para fins de comprovação de sua devida habilitação para conduzir veículos no trânsito.

Se você deseja saber como baixar esse aplicativo em seu celular, saiba que não precisa ir diretamente no Detran da sua cidade, uma vez que basta seguir o passo a passo que iremos apresentar abaixo. Confira:

PASSO 1 – A primeira coisa que precisa se feita é ir até a Play Store do seu celular e baixar a aplicação com nome de Carteira Digital de Trânsito. Pode utilizar o seguinte link se preferir: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.cnhe

CNH-digital


PASSO 2 – Lembrando que essa aplicação estará disponível, tanto para celulares Android como iOs.


PASSO 3 – Com a aplicação devidamente instalada em seu celular, abra o app e clique em ENTRAR COM GOV.BR.


PASSO 4 – Na sequência, você será remanejado para uma página de cadastro, uma vez que é necessário ter uma conta para acesso ao app. Desse modo, clique em CRIAR CONTA. Nessa etapa você pode aproveitar contas que tenha em banco, por exemplo, como é o caso do Banco do Brasil, ou validar com mostra de vida via foto, CPF, etc.


PASSO 5 – Conta criada, agora é só inserir seu CPF no campo solicitado e clicar em AVANÇAR.


PASSO 6 – Feito isso, insira a senha que você cadastrou ao criar sua conta. Observação: crie um senha que seja fácil para você lembrar e não terá que enfrentar burocracias para resgatá-la depois.


PASSO 7 – Clique em ENTRAR para logar. Aparecerão 4 opções de entrada para você. Clique em HABILITAÇÃO.


PASSO 8 – Clique em BAIXAR CNH. Iremos utilizar a opção de validar utilizando o celular. É importante que você conceda o acesso do app à sua câmera de celular. A aplicação pedirá para você tirar uma foto da sua CNH. Observe que do lado inverso do documento existe um QRCode que deverá ser utilizado para escanear as informações do documento.


PASSO 9 – Feito isso, também será necessário fazer uma validação facial, retirando uma foto. Aprovada a foto, será solicitado que insira o seu CEP que você cadastrou quando emitiu sua primeira habilitação. Também pedirá seu número de telefone e criação de chave de acesso, que lhe permitirá acessar o seu documento dentro do aplicativo.


PASSO 10 – Pronto, agora a sua CNH estará disponível digitalmente pra acesso em qualquer momento.

Leia também:

CNH Digital: o que é?

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) é o mesmo documento de CNH habitual que ganhamos impresso logo após sermos aprovados nas provas de direção do Detran da nossa cidade, só que dessa vez, disponível na versão digital via app CNH Digital.

CNH-digital

Desse modo, estamos nos referindo a uma aplicação que nos permitirá andar com esse tipo de documento de forma mais acessível, com apenas alguns cliques em seu celular.

Isso é ótimo em situação que podemos acabar esquecendo o documento impresso em casa, ou simplesmente queremos mais segurança, deixando documentos como esse em casa.

Pré-requisitos para utilizar

Os pré-requisitos necessários para que você possa ter esse tipo de aplicação acessível no seu aparelho celular é que, primeiramente, o condutor tenha um cadastro junto ao Portal de Serviços do Denatran.

CNH-digital

Além disso, também será necessário que você possua o documento de CNH impresso no novo modelo que permite a transposição para o aplicativo, ou seja, que contenha o QRCode (isso é um código escaneável) no lado inverso do documento.

Os documentos que foram emitidos de 2017 em diante já estão com QRCode inserida. Desse modo, se o seu documento for mais antigo, é só aguardar pela própria renovação, ou solicitar emissão de segunda vida junto ao Centro de condutores da sua cidade.

CNH Digital é gratuita?

Você não terá nenhum custo para baixar esse aplicativo em seu celular, uma vez que o mesmo é 100% gratuito. Apenas aqueles condutores que estejam com uma versão antiga de CNH deverão pagar por um segunda via, se quiserem usufruir desse aplicativo.

CNH-digital

Desse modo, como você pode observara ao longo do nosso conteúdo de hoje, a CNH Digital veio para facilitar a nossa vida, otimizando processo e nos permitindo validar nossa habilitar em qualquer lugar, mesmo sem ter o documento impresso em mãos.

Se você é um condutor, não deixe de baixar esse aplicativo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *