Carteira de Trabalho Digital: Saiba o que é e como Acessar!

Com os avanços constantes da tecnologia, o Brasil se viu migrando em várias instâncias para o mundo digital. Isso aconteceu, inclusive com relação aos documentos, tais como a Carteira de Trabalho Digital.

Essa migração ocorreu, tendo em vista que o Governo Federal brasileiro vem implantando um sistema de estruturação digital, aonde todas as empresas no Brasil começaram a enviar dados para o governo, através da internet, e isso acabou perpassando até mesmo a estrutura da carteira de trabalho, tal qual já a conhecíamos até então, ou seja, na sua versão física/impressa.

No entanto, você sabia que a carteira de trabalho agora pode ser usada em sua versão digital? Sabe como obter a sua? Não? Leia o nosso artigo de hoje até o final e conheça como é possível fazer essa nova versão da carteira e como as empresas podem assiná-la. Boa leitura!

Carteira de Trabalho Digital: O que é?

A Carteira de trabalho nada mais é do que uma aplicação para celulares criada no ano de 2019, com vistas a substituir a já existente carteira de trabalho (versão impressa)

Esse novo sistema objetiva fazer com que os cidadãos brasileiros que estejam inseridos no mercado de trabalho, tenham um maior controle dos seus dados cadastrais, além de modernizar o sistema, utilizando o modo digital.

Como fazer a carteira de trabalho digital

Carteira de Trabalho Digital

Para fazer a sua carteira, não tem nenhum mistério e nós iremos revelar como é possível através do passo a passo abaixo:

PASSO 1 – Primeiramente, você deverá baixar o app Carteira de Trabalho Digital que está disponível para Android e iOs através do seguinte link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital&hl=pt_BR&gl=US


PASSO 2 – Na sequência, clique em ABRIR.


PASSO 3 – Antes mesmo de entrar no app, lhe será solicitado o cadastro na plataforma gov.br. Clique em Carteira de Trabalho e na sequência em ENTRAR.


PASSO 4- Você recebera uma senha por E-MAIL ou SMS.


PASSO 5 – Feito isso, você deverá fazer uma senha nova de sua preferência .


PASSO 6 – Tendo os dados de acesso, iremos entrar na aplicação via gov.br. O seu usuário vai ser o seu CPF e deverá inserir a nova senha criada.


PASSO 7 – Autorize a utilização dos seus dados pelo governo (vale lembrar que existe uma política de proteção dos nossos dados pessoais, portanto,  você não precisará preocupar-se com isso)


PASSO 8 – Se você já trabalhou em alguma empresa, constará todo o seu histórico na carteira digital. Caso nunca tenha trabalhado, ficará em branco.


PASSO 9 – Também será necessário validar o cadastro, respondendo algumas perguntas do sistema. Responda tudo corretamente para que o sistema valide as suas informações.


CONSULTAR SALDO DO FGTS!

A carteira de papel deixa de valer?

A sua carteira impressa não deixa de valer, mas desde 2019, não vem sendo mais disponibilizada a versão impressa e inclusive, todos os trâmites do trabalhador com relação à sua carteira de trabalho são realizados através da versão em aplicativo.

Carteira de Trabalho Digital

Com isso, os contratos de serviço, anotações, férias, mudanças salariais, tudo será feito de modo digital, otimizando ainda mais a vida de empregadores e empregados em todo o território nacional.

Caso você venha a ser contratado por uma empresa que ainda não está registrada no eSocial, será necessário apresentar sua carteira impressa, portanto não descarte ela de nenhum modo.

O que muda para os trabalhadores

A dinâmica de contratação e inserção das informações necessárias da carteira de trabalho serão feitas com a mesma configuração, só que na versão digital, ou seja, não muda nada na relação entre empregador e empregado e o funcionário seguirá com seu direito garantido em lei (direito a trabalhar com carteira assinada).

Como é feita a assinatura pela empresa?

O empregado, a partir do momento que é contratado por uma empresa que trabalha com a modalidade da carteira digital, deverá informar ao seu empregador o número de CPF.

Carteira de Trabalho Digital

No caso do empregador, todas as anotações que ele irá prestar no eSocial já servem para a versão digital da carteira de trabalho.

CONSULTAR SALDO DO FGTS!

A carteira de trabalho digital é paga?

Não será necessário desembolsar nenhum valor para poder usufruir da Carteira Digital de Trabalho.

Como a criação da versão digital é uma política de governo para migração para o universo eletrônico, não teremos nenhum custo para baixar e nos cadastrar na aplicação.

Onde posso usar a carteira de trabalho digital

A partir do momento que você baixou o app da Carteira de Trabalho Digital, poderá utilizar esse documento sempre que desejar, apenas inserindo seu CPF e senha.

Com isso, este documento estará sempre ao alcance das suas mãos e poderá apresentar como documento de identificação, ou para fins trabalhistas, sempre que lhe for solicitado.

carteira de trabalho digital

Muito simples, não é mesmo? Agora não restam dúvidas de que a Carteira de Trabalho Digital veio para facilitar a nossa vida!

Se você está em busca do seu primeiro emprego, ou já trabalha de carteira assinada, não deixe de baixar essa aplicação agora mesmo e faça parte desse novo entorno digital.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Tem alguma outra informação sobre a carteira digital de trabalho que você gostaria de saber? Deixe nos comentários!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *