Cartão SUS: Aprenda a fazer seu cadastro online descomplicado

O Cartão SUS é um documento importante da área da saúde, tendo em vista que é comumente utilizado para fins de registro de todos os procedimentos médicos dos cidadãos brasileiros, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, este documento permite que o seu usuário do SUS possa ser atendido em hospitais e também em postos de saúde que estejam em todo o território nacional, tudo isso sem custo algum. Hoje em dia, apresentar o cartão do SUS é algo obrigatório para marcar ou realizar consultas médicas gratuitas.

Você já tem o seu cartão do Sistema Único de Saúde? Quer saber como solicitar o seu? Confira maiores informações a seguir e não deixe de usufruir deste importante benefício social que ajuda milhares de pessoas todos os anos!

Como se cadastrar e adquirir

Caso você esteja interessado em se cadastrar e fazer uso do cartão do SUS, verifique a seguir o que é preciso ser feito para solicitar a emissão deste tipo de documento sem nenhuma complicação:

  •  O cadastro deve ser feito junto ao sistema de saúde do seu município ou via site oficial do Portal de Saúde do Cidadão;

  • Além de poder fazer o cadastro presencial, você também poderá fazer solicitação junto ao site da base nacional.

Confira a seguir um passo a passo para cadastro e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde de forma online.

PASSO 1 – A primeira coisa a se fazer é entrar no Portal do Cidadão, acessando através do seguinte endereço eletrônico: https://meudigisus.saude.gov.br/


PASSO 2 – A seguir, você deverá fazer o preenchimento de um formulário de cadastro, inserindo os seus dados pessoais.


PASSO 3 – Fazendo isso, um protocolo será gerado. Imprima o documento e aguarde pelo recebimento do cartão. O cartão poderá levar até 3 meses para chegar em sua residência, mas até lá você poderá seguir utilizando o protocolo impresso para atendimento gratuito nos hospitais.

Cartão SUS


Observação IMPORTANTE: Caso não queira esperar o prazo de até 3 meses para que o protocolo seja impresso, você poderá comparecer até a unidade básica de saúde do seu município munido de RG e CPF. A impressão do documento é feita geralmente na hora.

Assim que você tiver o seu cartão em mãos, poderá acessar facilmente o Portal de Saúde do Cidadão, e desse modo será mais fácil fazer a conferência do seu histórico de saúde.

Com isso, também será possível obter informações sobre as internações hospitalares que você já fez, os atendimentos ambulatoriais que foram realizados e demais procedimentos, incluindo acesso ao sistema da Farmácia Popular.

Neste sistema, você também poderá ficar sabendo quais são os nomes dos profissionais de saúde que estão disponíveis nos centros de saúde do seu município e suas especialidades.

Leia também:

Documentos necessários para solicitar o cartão 

Como apontamos na introdução deste artigo, o objetivo por detrás do cartão do SUS está em organizar e sistematizar todos os dados voltados ao atendimento no sistema de saúde público.

Cartão SUS

Com a emissão deste cartão, os seus usuários poderão acessar a inúmeros serviços de saúde e como foi possível ver no passo a passo para solicitar o cartão, o mesmo é 100% gratuito e fácil de cadastrar.

No entanto, para que você possa ter esse cadastro facilitado é preciso estar munido de alguns documentos, tais os que iremos mencionar a seguir:

  • Documento de identificação com foto (RG, carteira de motorista,, carteira de trabalho, etc.);

  • Documento CPF;

  • Apresentação de certidão de nascimento ou certidão de casamento;

  • Dependendo do município será necessário apresentar comprovante de residência (podendo ser uma conta de água, luz ou telefone no nome do solicitante). Mesmo que exista essa exigência da documentação, devemos lembrar que ninguém será impedido de obter um atendimento médico, caso precise de atendimento em um hospital ou posto de saúde, caso não tenha o cartão.

Quais os Benefícios do Cartão SUS

Entre os principais benefícios que podemos mencionar para a adesão do cartão do SUS destacamos:

  • O cartão pode ser solicitado em qualquer unidade de saúde;

  • Você poderá utilizá-lo em quaisquer unidades de saúde para a realização de consultas;

  • Não é necessário que o cidadão faça o cadastro toda vez que necessitar ir a um posto ou hospital;

  • O cartão do SUS virá junto com uma numeração que lhe identificará em qualquer lugar que você for consultar.

  • Caso você venha a perder o seu cartão, não se preocupe, pois a emissão da segunda via pode ser feita virtualmente junto à base nacional.

Quem tem direito ao Cartão SUS?

Se você está preocupado se você se enquadra nos pré-requisitos para solicitar o cartão do SUS, saiba que este documento poderá ser solicitado por qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro que more no Brasil.

Cartão SUS

Lembrando que este cartão irá armazenar os dados e informações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tais como:

  • As datas e locais onde os pacientes foram atendidos;
  • Os serviços que foram prestados;
  • Por quais profissionais o paciente passou;
  • Quais foram os procedimentos médicos que foram realizados.
  • Entre outros.

Agora que você sabe como solicitar o cartão SUS, aproveite para pedir o seu e usufrua deste benefício de saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *