Cartão Cidadão: o que é e como realizar cadastro. Confira!

Se você nunca ouviu falar no Cartão Cidadão, precisa conhecer hoje mesmo, pois ele facilita muito a vida das pessoas que o utilizam, e, além disso, pode ser que você tenha direito de aquisição do cartão e ainda não saiba!

Leia este conteúdo até o final e conheça o que é o Cartão Cidadão, para que ele serve, quem pode solicitar e onde essa requisição poderá ser feita. Aproveite e boa leitura!

Cartão Cidadão: O que é?

O Cartão Cidadão foi criado para facilitar o acesso dos brasileiros aos mais diversos serviços sociais e trabalhistas (Bolsa Família, Seguro Desemprego, PIS, FGTS, PIS, etc.) existentes dentro do território nacional.

Dito em outras palavras, esse cartão facilita a vida das pessoas beneficiárias de programas sociais e trabalhistas, uma vez que podemos ter acesso a todos os pagamentos dos programas anteriormente mencionados, tendo um único cartão em mãos.

Leia também:

Para que serve o Cartão Cidadão?

Esse cartão serve e poderá ser utilizado nos mais diversos canais de pagamento, desde que sejam autorizados pela Caixa Econômica Federal, e que podem estar presentes em vários munícipio do país.

cartão cidadão

Além disso, a senha que você ganhar do cartão cidadão lhe habilitará a utilizá-la para recebimento de inúmeros benefícios sociais, dos quais você tenha cadastro, configurando-se em um meio muito mais prático para saque e consulta de saldo, e que podem ser feitos em pontos de atendimento, caixas eletrônicos, casas lotéricas, etc.

Enfim, de modo geral, podemos dizer que, quando você tem o Cartão Cidadão à sua disposição, ele facilita bastante a vida dos beneficiários de programas sociais.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

O cartão do cidadão pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, ou através do telefone oficial da instituição que é:  0800-726-0207

cartão cidadão

Para que o atendimento seja rápido, a Caixa Econômica solicita que os interessados no cartão tenham em mãos o número do NIS, e uma vez feito o pedido, o cartão vai ser entregue diretamente na casa do solicitante, ou poderá ser retirado na agência onde encaminhou o pedido.

Também é válido mencionar que, se você já tem uma conta na caixa, seja corrente ou poupança, não há necessidade de solicitação do cartão, uma vez que você pode receber todos os benefícios que tem direito direto na sua conta.

Como fazer a senha do cartão?

Após ter passado pela etapa de cadastro e solicitação do Cartão Cidadão, você precisará fazer a sua senha de acesso a cartão.

Essa senha deverá ser feita preferencialmente na agência da Caixa Econômica, ou em uma representante como as lotéricas.

cartão cidadão

No entanto, antes mesmo de comparecer à agência, você precisa fazer uma ligação para o 0800-726-0207, agendando uma data.

Para fazer sua senha, também será necessário levar em mãos:

Observação importante: você irá baixar e imprimir o termo de responsabilidade, mas apenas fará a assinatura do documento em frente ao atendente da CAIXA ECONÔMICA. Esta é uma forma mais segura de manter seus dados protegidos e a autenticidade do documento.

  • Também será necessário levar um documento de identificação com foto, que poderá ser a sua carteira de identidade, carteira de trabalho, CNH, etc.
  • Deverá apresentar um CEP que comprove seu endereço;
  • Data do seu nascimento;
  • Número PIS (para quem não sabe, esse número conta na sua carteira de trabalho).

Com todos esses dados em mãos, é só apresentar ao atendente, seja da caixa ou por telefone e aguardar a emissão do seu cartão.

Quem pode fazer o cartão cidadão?

Até o presente momento, a solicitação desse cartão está liberada para todas as pessoas que sejam beneficiárias de algum tipo de programa governamental de caráter social ou trabalhista, tais como os que já mencionamos anteriormente: bolsa família, seguro desemprego, entre outros.

cartão cidadão

Como consultar o saldo do cartão pela internet

É muito fácil fazer a consulta do saldo disponível no seu Cartão Cidadão através da internet. Primeiramente, você precisa fazer um cadastro na seguinte plataforma:  acessoseguro.sso.caixa.gov.br/portal/login

Entrando na plataforma, você deverá seguir o passo a passo abaixo para consultar o seu saldo:

PASSO 1 – No formulário que aparecerá no centro da sua tela, você irá inserir o número do seu CPF/NIS ou E-mail.


PASSO 2 – Na sequência é só inserir a sua senha, clicar em “Não sou um robô” e depois  clicar em ACESSAR.


PASSO 3 – Entrando na plataforma, você terá acesso a todos os programas sociais ou trabalhistas dos quais seja beneficiária e saberá os valores correspondentes a cada um deles, ou seja, qual é o seu saldo atual.


PASSO 4 – Por esta mesma plataforma, você poderá fazer sua atualização cadastral, preenchendo as informações que forem solicitadas.

Bom, como você pode observar ao longo do nosso conteúdo de hoje, o cartão cidadão otimiza a vida dos recebedores de programas sociais e trabalhistas. Desse modo, se você tem direito de adquiri-lo solicite o seu agora mesmo!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *