Auxílio Emergencial acabou? Saiba se ainda é possível solicitar!

O Auxílio Emergencial é um projeto do Governo Federal que surgiu em meio à pandemia do covid 19. Em conjunto com a implementação do programa, também foi criada uma ferramenta que pode ser utilizada para consultar o benefício.

Basicamente, o auxílio emergencial acabou em outubro de 2021. No entanto, recentemente, novos pagamentos foram liberados pelo governo federal com a finalidade de auxiliar determinadas famílias.

Segundo informações concedidas pelo Ministério da Cidadania, o órgão recebeu cerca de R$ 2,8 bilhões de reais para a viabilização de novos pagamentos do auxílio emergencial. A medida governamental que fez a liberação deste lote considerará apenas as 5 primeiras parcelas do programa. Com isso, queremos dizer que os pais de família podem receber até R$ 3 mil, uma vez que cada parcela era de 600 BRL.

Quem pode receber o dataprev auxílio emergencial 2022?

As novas parcelas previstas para serem pagas no ano de 2022 são destinadas exclusivamente aos pais solteiros que sejam chefes de família em situação monoparental. Vale destacar que este grupo não teve acesso às cotas duplas do benefício no ano de 2020. Lá em 2020, o pagamento desse tipo de auxílio estava previsto, apenas as mães solteiras, que eram provedoras do lar. Inclusive nesta ocasião, a bonificação dada era o dobro.

Tendo em vista que houveram inúmeras reclamações de pais solteiros que estavam em situação monoparental e que também necessitavam do auxílio, o Congresso Nacional conseguiu uma ampliação do direito destas parcelas também para os homens que cuidam dos seus filhos sem o auxílio da companheira.

Auxílio Emergencial

Conforme dados apresentados pela Caixa Econômica Federal, até o presente momento receberam o benefício retroativo cerca de 800 mil cidadãos brasileiros.

Com isso, o homem provedor da família que tenha recebido as 5 parcelas básicas do auxílio emergencial, cujo valor era de 600 BRL em 2020, também terá direito ao valor de 3.000 BRL. No caso daqueles que receberam o benefício em um prazo mais curto, terá o valor correspondente aos meses que teve acesso no período.

Passo a passo para acessar dataprev auxílio emergencial

Para que você possa acessar todos os dados e fazer a verificação, se tem direito ao retroativo deste programa social, siga as orientações abaixo:

  • Acesse o site oficial do Dataprev pelo seguinte endereço eletrônico: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/
  • Informe o número do seu CPF.
  • Outros dados, tais como nome completo, data de nascimento e nome da mãe também precisarão ser inseridos.
  • Clique para enviar suas informações.
  • Pronto! Já conseguirá visualizar na tela se será um dos beneficiários do Auxílio Emergencial 2022.

Auxílio Emergencial

Mais detalhes sobre Auxílio Emergencial 2022

Mais uma vez, gostaríamos de aclarar que estas novas parcelas não são referentes a uma prorrogação do programa. Na verdade, elas são prestações de contas voltadas para um público que não teve o seu benefício totalmente concedido durante o período vigente do auxílio emergencial, entre 2020 e 2021.

O Ministério da Cidadania estima que 1,3 milhões de pais solteiros serão beneficiados com o auxílio emergencial no ano de 2022. Portanto, se você se enquadra neste perfil, não deixe de fazer a consulta ao site do Dataprev, conforme as orientações que você recebeu em nosso passo a passo. É um benefício que poderá ajudar na manutenção da renda familiar, então aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.