Auxílio Doença – Conheça esse importante benefício do INSS

Muitas pessoas desconhecem a existência do Auxílio Doença, um importante benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores.

Hoje em dia sabemos que não tem como prever quando ficaremos doentes, e nessas instâncias, para não sermos prejudicados em nosso trabalho, ou principalmente na renda, é bom poder contatar com benefícios trabalhistas, como é o caso do Auxílio Doença.

Neste post lhe apresentaremos o que é este benefício, qual é a exigência para a sua liberação e o tempo de carência. Confira e veja se você está apto a solicitá-lo quando houver necessidade.

Como funciona o Auxílio Doença e quem pode pedir?

O Auxílio Doença  nada mais é do que um benefício previdenciário  que é pago através do INSS a todos os trabalhadores que se encontrem incapacitados de exercer suas atividades laborais por um período superior a 15 dias corridos de forma consecutiva. 

Auxílio Doença

Para conseguir o auxílio, o trabalhador precisará adequar-se aos 3 requisitos que mencionaremos abaixo:

  1. Estar incapaz de trabalhar exercer suas atividades habituais;
  2. Estar de acordo com o cumprimento de carência;
  3. Estar dentro do perfil de segurado do INSS.

Vale lembrar que o INSS não exige que o segurado esteja totalmente incapacitado de exercer qualquer atividade, mas sim que a doença que o está acometendo impossibilite a realização do seu trabalho habitual.

Todos os requisitos mencionados na listagem anterior devem ser cumpridos quando ocorrerem o caso de doença e o incapacitado precisa do auxílio. O valor concedido dependerá muito das contribuições que são feitas pelo próprio trabalhador junto ao INSS.

Além disso, o pagamento do benefício é de 90 dias, desde que o trabalhador não tenha solicitado por motivo de acidente dentro da empresa que atua. 

Conferindo o valor do benefício

O cálculo feito para o pagamento do auxílio doença é baseado na renda mensal do trabalhador em 91% deste salário. O mesmo será igual a média aritmética simples, correspondente a 80% do período de contribuição do trabalhador. 

Tempo de carência do Auxílio Doença

O período determinado para a carência do benefício é de no mínimo 12 contribuições mensais. Ficam dispensados do requisito de carência aqueles segurados que estejam incapacitados de exercer suas atividades em função de um acidente dentro da empresa.

Também estarão dispensados deste requisito aqueles que forem acometidos por algum tipo de moléstia especificamente listada pelo Ministério da saúde e do trabalho e previdência social a cada 3 anos.

Como solicitar Auxílio Doença

Se você está passando por algum problema de saúde que o impossibilita de exercer suas atividades laborais, mas não sofreu nenhum acidente dentro da empresa, você pode fazer o seu pedido através de encaminhamento de documentos, seguindo as instruções abaixo:

Auxílio Doença

Passo 1 – Entre no site do MEU INSS pelo seguinte endereço eletrônico: https://meu.inss.gov.br/#/login


Passo 2 – Entrando no sistema do INSS, clique em “Agendar Perícia” e na sequência em “Perícia Inicial”.


Passo 3 –  Se você já estiver com todos os documentos necessários em mãos, é só clicar em “Sim”, para começar a anexá-los no sistema. Feito isso, é só continuar o preenchimento. 


Passo 4 –  Na tela seguinte, você deve informar para o sistema se a motivação da solicitação é por acidente de trabalho, ou em virtude de alguma outra doença. Caso seja acidente de trabalho é exigido agendamento de perícia médica.


Passo 5 – Na sequência, o solicitante do benefício deverá fornecer na tela todas as informações de identificação e também de contato e responder um questionário básico. Feito isso, deverá anexar os documentos médicos.


Passo 6 – O processo é bastante intuitivo. Para anexar os documentos, quando concluir essa etapa, você poderá baixar o seu requerimento no celular para fins de comprovação do encaminhamento.

Documentos necessários para pedir Auxílio Doença

Caso você não tenha a menor ideia de quais são as documentações exigidas para o encaminhamento do auxílio doença junto ao INSS, estes documentos são:

  • Cópia de RG dos dois lados;
  • Apresentação de atestado ou laudo médico legível e sem nenhum tipo de rasura. Nesse laudo é importante que esteja claro o nome do segurado, data da emissão, informações sobre a doença, assinatura e carimbo médico que esteja devidamente cadastrado no Conselho de Classe médica. Além disso, no laudo deve constar a data de início e fim do afastamento.
  • Informações sobre o seu endereço.

Auxílio Doença

Como você pode perceber ao longo do nosso conteúdo de hoje, o auxílio doença é um importante benefício concedido aos trabalhadores quando eles precisam de afastamento do trabalho por questões de doença.

O problema de saúde não precisa, necessariamente, ter começado dentro da empresa. Ou seja, você não precisa solicitar só quando sofre algum tipo de acidente no trabalho, até mesmo em outras situações é possível solicitar.

Portanto, se você é um trabalhador contribuinte do INSS e precisa se afastar para cuidar da sua saúde por alguma doença, saiba que este benefício estará à sua disposição sempre que houver necessidade. Comente abaixo o que achou mais interessante sobre o benefício trabalhista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.