Aplicativo e-Título – O que é e como funciona?

O Governo Federal vem investindo pesado em aplicações para facilitar a vida dos cidadãos brasileiros. Muitos processos ou documentos que antes eram apenas impressos, agora tem suas versões em app, como é o caso do Aplicativo e-Título.

Esse serviço foi criado em 2017, ganhando ampla adesão apenas a partir de 2020, e hoje conta com milhares de usuários. Por meio do e-Título você tem um documento digital direto da tela do celular.

Caso queira saber maiores detalhes sobre este aplicativo, principalmente sobre o seu funcionamento, em nosso conteúdo de hoje iremos lhe apresentar todos os detalhes.

Passo a Passo para baixar o e-Título

Caso queira saber como é possível baixar este aplicativo para usar em seu celular, a seguir iremos apresentar todos os passos necessários:

  • A primeira coisa que devemos fazer é acessar a loja de aplicativos do seu celular ou tablet;
  • Dentro do campo de busca, insira o nome do aplicativo: “e-Título”;
  • Na sequência, você deverá clicar na opção “Obter” ou “Instalar”;
  • Após a realização do download, você deverá abrir o aplicativo e concordar com os termos de uso;
  • Preencha o formulário com as informações, tais como: seu nome, número de CPF, nome da mãe, etc;
  • Depois disso é só clicar em “Entrar no e-título” e confirmar com as informações pessoais
  • Por último, você deverá criar a sua senha e ativar o aplicativo.

Outra opção viável é acessar o sistema do “Leitura de QR Code”, e ler o código que está no verso do seu título de eleitor impresso. Com essa simples ação, todas as informações serão preenchidas de modo automático.

Além disso, a sua senha de acesso também poderá ser substituída por uma validação biométrica do celular.

Conhecendo o Aplicativo e-Título

O aplicativo e-Título foi criado pela Justiça Federal para substituir o título de eleitor impresso, podendo ser baixado nos celulares de todos os eleitores que tenham um sistema Android ou iOS.

Aplicativo e-Título

Com este app, os cidadãos conseguem um acesso rápido a inúmeras informações de cunho eleitorais do próprio cidadão, tais como:

  • Número do título eleitoral;
  • Zona eleitoral;
  • Comprovante das últimas votações;
  • e muito mais. 

Se você quer emitir documentos como o comprovante de quitação com as obrigações eleitorais ou uma certidão de crimes eleitorais, não precisa mais se dirigir a um cartório, já que o app também libera essas informações. 

Como funciona o aplicativo?

Para que você possa fazer uso deste aplicativo substituindo o documento impresso para votar, por exemplo, será preciso que tenha feito o cadastro biométrico em sua cidade.

Se a biometria não tiver sido feita, no dia das eleições, o cidadão deverá apresentar junto com o app, um documento seu de identificação com foto. Caso você pretenda baixar o seu e-Título e utilizá-lo para votar, é importante que se atente ao prazo para isso.

Aplicativo e-Título

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), este aplicativo poderia ser baixado até o dia primeiro de outubro, que é a véspera para o primeiro turno das eleições. No dia 02 em diante o app ficou indisponível para baixar.

Do dia 03 até o dia 29 de outubro o aplicativo volta a ficar disponível para quem quiser baixar para usar o serviço nas votações para o segundo turno.

Como fazer uso do e-Título no dia das eleições?

No dia 02 de outubro, quando for votar nas eleições, você pode apresentar apenas a versão digital diante das urnas eleitorais. O mesmo poderá ser feito nas votações para o segundo turno, que ocorrerão dia 30 de outubro.

Se porventura você ainda não tiver sua biometria cadastrada deverá apresentar o título online do app, juntamente com um documento de identificação com foto.

A apresentação deste documento é considerada indispensável.

Principais informações que estão liberadas no Aplicativo e-Título 

A seguir iremos lhe apresentar quais são as principais informações que você consegue ter acesso dentro do e-Título:

  • Justificativa online de ausência;
  • Emissão de guia para quitar os seus débitos eleitorais;
  • Cadastro como mesário voluntário;
  • Dados pessoais do eleitor;
  • Biometria cadastrada;
  • Local de votação (seu endereço de zona eleitoral e seção para votar);
  • QR Code para leitura do dia da votação. 

O que fazer se o aplicativo do e-Título não funcionar no dia da eleição? 

Caso você venha a utilizar este aplicativo e tenha algum problema com instabilidade no serviço, a recomendação do TSE é que evitemos baixar de última hora.

Aplicativo e-Título

É justamente por isso, que esse ano os downloads ficarão indisponíveis apenas até um dia antes das eleições.  Outra dica é, se houver instabilidade no app e-Título, recomenda-se que o eleitor imprima o seu título em casa. 

Bom, essas foram as informações que gostaríamos de lhe passar sobre o aplicativo e-Título. Você pode levar mais praticidade para a sua vida com este documento direto na tela do seu celular.

Por essa razão, aproveite as nossas dicas para baixar o app e instale agora mesmo em seu celular.